As internações por infarto entre idosos no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, mais que dobraram em julho: passaram de 20 para 42 em um ano — alta de 110%. Nos quatro Prontos-Atendimentos administrados pela instituição, os atendimentos por infarto nessa faixa etária subiram de três para nove. Os números são alarmantes. Mas a forma como a cidade e o hospital comunicam o problema revela mais sobre a incapacidade de enfrentá-lo do que sobre o frio.

O texto original dedica parágrafos inteiros a explicar como as baixas temperaturas aumentam o risco cardiovascular. Cita um cirurgião do próprio hospital, lista sintomas, recomenda agasalho e hidratação. Tudo isso é válido. Mas trata um crescimento de 110% como se fosse um fenômeno sazonal inevitável, e não como um sinal de que algo está errado na assistência à saúde dos idosos em Jundiaí.

O frio não explica tudo — e a matéria sabe disso

O próprio texto admite: “Os dados do HSV, porém, não permitem afirmar que o frio tenha causado o aumento, já que o infarto está relacionado a diferentes fatores de risco.” A frase é honesta. Mas, depois dela, o texto volta a martelar a tese do frio, como se a ressalva fosse um detalhe burocrático.

Se o frio fosse a causa principal, por que as internações também subiram em junho — mês de transição, não de pico de frio? Por que agosto, ainda frio, teve menos casos que julho? E por que os PAs registraram apenas um atendimento em agosto de 2026, contra seis no ano anterior? A oscilação sugere que outros fatores estão em jogo: acesso desigual, diagnóstico tardio, falta de acompanhamento cardiológico preventivo.

O caso Isaías: uma morte que pede investigação, não apenas comoção

O texto cita o músico Isaías de Oliveira Santos, 61 anos, que passou mal em casa, procurou a UPA do Vetor Oeste e não resistiu. A matéria usa o caso como ilustração do alerta. Mas não pergunta: a UPA estava equipada para atendimento cardiológico de emergência? Havia cardiologista de plantão? O tempo entre a chegada e o atendimento foi adequado? Houve transferência para hospital de referência? Isaías era acompanhado por médico?

Nada disso é apurado. A morte vira exemplo genérico, não caso concreto. O leitor fica sem saber se o sistema falhou — ou se simplesmente não havia o que fazer. A diferença entre as duas hipóteses é enorme.

O hospital que informa é o mesmo que atende

O único especialista ouvido é Luiz Carlos Bettiati Junior, cirurgião cardiovascular do próprio Hospital São Vicente. Ele explica fisiologia, lista fatores de risco, recomenda cuidados. Mas não há voz independente: nenhum cardiologista da rede pública, nenhum gestor municipal, nenhum pesquisador externo, nenhum representante de conselho de saúde ou de associação de pacientes.

O hospital que registrou o aumento é o mesmo que interpreta os dados. E o texto não questiona se a instituição tem estrutura para lidar com a demanda crescente, se há fila para cirurgias, se faltam leitos de UTI, se o protocolo de infarto é seguido com rigor.

O que a matéria não pergunta

Quantos desses idosos internados eram acompanhados regularmente por cardiologista?

Quantos tinham hipertensão, diabetes ou colesterol alto sem tratamento adequado?

A rede básica de Jundiaí está preparada para prevenção cardiovascular?

Há campanha municipal de vacinação contra gripe para idosos — fator que reduz risco cardíaco?

O hospital tem plano de contingência para meses frios?

Os PAs têm desfibrilador, trombolítico e equipe treinada?

Quantos casos evoluíram para óbito? A matéria não informa.

A cidade que envelhece e não se prepara

Jundiaí, como todo o Brasil, envelhece. O crescimento de internações por infarto entre idosos não é um evento isolado de 2026 — é tendência que se aprofunda. Um sistema de saúde que só reage ao frio com recomendação de agasalho está condenado a contabilizar mortes evitáveis todos os invernos.

O problema não é o termômetro. É a ausência de política pública contínua de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação cardíaca para a população idosa. É a rede básica que não acompanha quem tem pressão alta. É a fila que não anda. É o hospital que divulga números sem enfrentar causas.

Conclusão

A matéria acerta ao alertar para os sinais do infarto e ao orientar a população a buscar emergência. Mas erra ao tratar um salto de 110% como fenômeno climático. O frio é um agravante, não a explicação. A verdadeira causa é a combinação de doença cardiovascular não tratada, envelhecimento sem suporte e um sistema de saúde que só aparece quando o paciente já está infartando.

Enquanto a cobertura se limitar a ouvir o médico do hospital e recomendar agasalho, Jundiaí continuará registrando recordes de internação. E os idosos continuarão morrendo — não porque fez frio, mas porque ninguém cuidou deles antes.

Fonte: JornaldeJundiai